BIOGRAFIA

Mauro Henrique

Mauro Henrique de Sousa, ou simplesmente Mauro, nasceu em 10 de Novembro de 1982 na cidade de Brasília, sendo o Filho mais novo de uma família de 3 irmãos. bio-2-c Criado num lar cristão, desde cedo aprendeu a enfrentar as dificuldades em família, junto com a mãe e os irmãos Carlos e Paulo. Por influência de sua mãe, desde cedo se dedicou as atividades na igreja, e como a maioria dos grandes músicos, teve o seu primeiro contato com a música dentro da igreja, aos 8 anos de idade.
A seriedade com as coisas de Deus era uma exigência da mãe, que criou os 3 filhos com dificuldade, mas nunca se deixando abater, pois tinha consciência que o Deus que ela servia não deixaria nada faltar, e de fato, nunca faltou.
Por influência de Carlos, o irmão do meio, e seu grande amigo Leonel (Léo), que Mauro, ainda pequeno, começou a sua precoce carreira, desde cedo aprendendo as músicas tocadas pelo irmão e Léo.
Léo mal começou a ensinar os primeiros acordes no violão e Mauro já o impressionava tirando bases e solos de várias músicas de bandas que ambos gostavam. Foi quando Carlos e Léo resolveram presentea-lo com sua primeira guitarra. Porém Léo teve o cuidado de conversar com Mauro a respeito do dom que Deus lhe dera, sobre humildade e como era importante continuar em Seus caminhos.
A carreira musical de Mauro começou na igreja e tocando em escolas com um grupo de evangelização, o Resgatar Vidas. O canto ainda não era a sua maior paixão, pois as cordas ainda eram a sua grande preferência, seja na guitarra ou no contra baixo. bio (2) Foi através de Jones (produtor musical da cidade de Brasília) que Mauro encontrou o caminho inicial para carreira promissora que nem ele mesmo ainda conseguia enxergar. Após tomar conhecimento de um concurso na TV, Mauro entrou em contato com Jones para gravar uma música para o concurso em que ele acabou sendo selecionado, mas para a sua tristeza, o concurso foi cancelado na segunda fase.
As portas começaram a se abrir quando Jones, ao ver o imenso potencial do garoto, convidou Mauro para fazer uma gravação de Backing vocal em um disco que ele estava produzindo. Para sua surpresa, Mauro mal sabia que aquele seria o seu primeiro cachê, e começou ali a ser escalado constantemente para outras gravações de guitarras, baixos, e a realizar mixagem de discos. Nascia ali a primeira profissão de Mauro Henrique no mundo da música; a de técnico de estúdio! No ano de 2000, Mauro foi indicado por uma amiga a fazer um teste na banda Vértice, banda que ele admirava e estava sem vocalista no momento. Com Marcelo Elias na guitarra, Alan Jones na bateria e Mauro no vocal e contrabaixo que o Vértice lançou seu primeiro álbum e fizeram diversos shows, e com a entrada de Josué Alves em 2004 mudou o seu nome para Full Range. O Fullrange gravou somente um EP de 3 faixas, “Free or Crazy”, “Inside the Dream” e “I Tried to Change” (que se transformou mais tarde em “Incondicional” no Oficina G3).
Mauro acabou se tornando produtor musical e professor de música na Melodia Music Center, do seu amigo Aldo. Mauro e Marcelo tiveram que sair do Fullrange pois as atividades profissionais estavam impossibilitando a continuação do projeto. Mas foi com Marcelo que Mauro aprendeu muito sobre teoria musical, conheceu outros estilos e compuseram várias canções.
Já casado com Jakylene, Mauro fazia planos de se mudar com a esposa para a Irlanda no ano de 2008, com o objetivo de aprimorar o inglês, e buscando novos desafios profissionais e um novo mundo de oportunidades no Velho Continente, mas os planos de Deus eram outros…
Foi numa tarde de 2008 que seu celular tocou, e Juninho Afram do Oficina G3 fazia a ele o surpreendente convite para fazer um teste no Oficina G3, uma das maiores bandas da música cristã contemporânea. Mudança de planos, conversa com a esposa, e de repente tudo mudou, agora não mais para a Europa, mas para São Paulo. O Oficina G3 anunciava então o seu novo vocalista, Mauro Henrique! Nova cidade, nova banda, novos planos, e um novo começo!
bio (1)
Com o Oficina já gravou logo o álbum “Depois da Guerra”, seu primeiro trabalho, que foi indicado e venceu o Grammy Latino em 2009. Gravou também em 2009 o seu primeiro DVD, o ”DDG EXPERIENCE”, baseado no “Depois da Guerra”, com algumas canções antigas da banda. Tudo ia bem, vários shows, reconhecimento e uma agenda extensa de shows e compromissos.
Os anos de 2010 à 2012 foram os anos mais difíceis de Mauro. Anos em que enfrentou uma luta contra um câncer no pulmão de sua esposa Jaky. Contudo, esse tempo foi uma época de grandes experiências com Deus, para ambos. Nesta mesma época Mauro pode contribuir mais na elaboração do novo trabalho do Oficina G3, já que no álbum anterior, entrou na banda com mais da metade do processo pronto. Mauro dividia seu tempo cuidando de sua esposa e compondo um novo álbum com seus companheiros.
Lamentavelmente, em Março de 2012 sua esposa faleceu, e ele resolveu se dedicar totalmente à produção do novo álbum da banda junto com seus companheiros. Foi um período difícil e de grande aprendizado.
Mas a vida precisou seguir em frente, e mesmo ainda sentindo as dores da perda de sua esposa, o Oficina G3 partiu para Londres com o objetivo de gravar o seu novo álbum no Rack Studio com um renomado engenheiro Richard Woodcraft, em busca de novos ares e uma nova sonoridade.
Em Abril de 2013 foi lançado o novo álbum do Oficina G3, “Histórias e Bicicletas”. Um álbum mais orgânico e o primeiro produzindo pela banda, também considerado o álbum mais poético do Oficina G3. Atualmente Mauro está casado com Carine Bastos (pessoa fundamental que o ajudou a se reerguer e continuar).
Além de estar em turnê com o Oficina G3, Mauro está com dois novos projetos;
“Mauro Loop Session” – onde explora e demonstra não somente sua técnica vocal, mas também o seu lado musical e tecnológico. Usando apenas a voz, violão, pedais de efeito e controladores, sem o auxílio de pré-gravações ou playback, Mauro reconstrói, ao vivo, músicas com variados elementos sonoros.
E o “Loop Session Friends” – um projeto com Leonardo Gonçalves e Guilherme de Sá (Rosa de Saron), basicamente usando os mesmos elementos do “Mauro Loop Session”, porém com outro repertório. bio-04-nova-img